Como perder peso na menopausa em poucos movimentos

Por Equipa de redacção em

Como perder peso na menopausa em poucos movimentos

Quando uma mulher passa pela menopausa, ganha frequentemente peso devido a alterações hormonais e a um abrandamento do seu metabolismo.
O stress psicofísico ligado aos sintomas relacionados com a menopausa leva a mudanças pouco saudáveis no estilo de vida, preferindo alimentos que não são exactamente saudáveis e limitando a actividade física.

Em particular, a gordura enraíza-se em duas áreas específicas: o abdómen e as ancas.

Isto aumenta a quantidade de tecido adiposo, que, além de ser um elemento estético que não é bom de ver, também afecta a saúde, razão pela qual a perda de peso é uma escolha saudável, bem como uma mera imagem.
Em geral, a menopausa numa mulher tem cerca de 45 anos de idade ou mais, o que é uma fase delicada porque significa que ela já não é fértil e inicia um processo de aceitação e transformação, o que significa que é possível cometer alguns erros.

Emagrecer durante a menopausa, porém, não é fácil, não basta seguir simplesmente um plano alimentar, mas é importante comer de uma forma que lute contra a gordura insalubre, também conhecida como gordura visceral.

Aqui estão algumas dicas a seguir para saber como perder peso na menopausa em poucos movimentos e de uma forma saudável.

Menopausa e excesso de libras: aqui está o que fazer e não fazer

Para perder peso durante a menopausa é aconselhável fazer muitas refeições durante o dia, pequenos petiscos para reactivar o metabolismo, deixando claro que deve ser um alimento saudável e não hipercalórico.
Durante a menopausa, o metabolismo muda, por isso se antes se pudesse comer uma maior quantidade de massa e pão sem ter problemas de digestão e eliminação, durante esta fase o corpo responde de forma diferente, e em vez de queimar gordura, acumula-se até se tornar gordura.

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Isto significa que, para perder peso rapidamente durante a menopausa, é aconselhável reduzir a quantidade do que comeu antes.

É também ideal preferir alimentos crus como fruta e vegetais e substituir condimentos gordos por azeite extra virgem.
Aumentar a actividade desportiva ou iniciar uma actividade motora adequada a fim de estimular o corpo a queimar gordura castanha.
Não usar doses excessivas de sal e açúcar, beber muito.

Tomar chás à base de ervas em vez de álcool e bebidas alcoólicas.
Tomar suplementos sempre que necessário para estimular a fase de emagrecimento, certificando-se de que são feitos com ingredientes naturais e não prejudiciais, a fim de ajudar o corpo a perder peso de forma saudável e constante num curto espaço de tempo.

Menopausa: características da dieta

Durante a menopausa, o corpo sofre uma mudança estrutural, os ossos tornam-se mais frágeis e o sistema imunitário e de defesa muda ao ponto de, se seguir uma dieta, ser necessário seguir uma dieta específica a fim de introduzir a quantidade certa de elementos essenciais para combater fenómenos como a osteoperose.

Durante a menopausa há uma perda de cálcio e vitamina D, razão pela qual cada dieta deve ser acompanhada pela introdução de suplementos alimentares que tenham estes componentes específicos, bem como alimentos a partir dos quais se pode assimilar cálcio e vitamina D essenciais para a perda de peso saudável.

O metabolismo na menopausa muda, torna-se adormecido, isto significa que é necessário escolher alimentos capazes de estimular o corpo a queimar as gorduras saturadas culpadas de adiposidade nas ancas e no abdómen.
A hidratação é importante, é necessário beber muita água, sabe-se que com o avançar dos anos a tendência é beber pouca água, razão pela qual aqueles que querem perder peso devem tentar hidratar bem, também porque uma hidratação adequada promove o contraste da pele casca de laranja.

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Emagrecer e ter uma pele que é feia de se ver não é a mais alta das expectativas.

Partindo do pressuposto de que cada mulher deve ser avaliada com um plano personalizado, dependendo do seu peso e fisicalidade, é aconselhável perder peso durante a menopausa em poucos movimentos, comendo alimentos pouco calóricos, preferindo uma dieta mediterrânica feita de alguns ingredientes naturais e sazonais para abolir o condimento.

Um pequeno-almoço saudável feito de iogurte, leite e uma peça de fruta ou uma refeição com peixe e fruta seca são as soluções para fornecer ao organismo a quantidade certa de cálcio, magnésio e vitamina D e para reduzir a ingestão calórica de gorduras saturadas.

Precisamente por esta razão, durante a menopausa, não é recomendado comer alimentos ricos em calorias, tais como alimentos fritos e doces, que são difíceis de digerir.
Raízes como o gengibre também são recomendadas, pois são capazes de estimular o metabolismo de uma forma natural e acelerar o fenómeno da perda de peso.

Menopausa: perder peso com actividade motora

Tem-se dito que durante a fase da menopausa, as mulheres tendem a acumular a chamada gordura “castanha“, que é má gordura que deve ser eliminada não só para perder peso, mas também para o bem-estar físico em geral.

A gordura pode desenvolver até patologias fatais e é melhor eliminá-la.

Foi demonstrado que um excelente remédio para eliminar esta gordura é realizar actividade motora com exercícios específicos destinados a controlar toda a zona abdominal, tais como flexões, pranchas e corridas e longas caminhadas.
Estes são exercícios que podem ser feitos ao ar livre ou no ginásio, mas também em casa, para aqueles que não têm tempo.

É preciso muito pouco para perder peso na menopausa se se seguir uma dieta equilibrada e se o sucesso da actividade motora estiver ao virar da esquina.

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Quando dizemos actividade física, não nos referimos a uma actividade motora que envolve treino durante horas, mesmo meia hora por dia é suficiente, desde que o treino seja constante e direccionado para pontos estratégicos do corpo.

Aqueles que são mais preguiçosos podem decidir inscrever-se num curso com um amigo ou em cursos específicos que podem ser encontrados para mulheres na menopausa, onde os formadores pessoais criam programas feitos à medida.
Claro que, nunca exagere, tudo deve ser feito com a precaução certa, pré-aquecendo e seguindo um programa de crescimento contínuo.

Produtos recomendados para resultados rápidos e melhores

Todos sabemos que seguir uma dieta é difícil em si mesmo. Assim, por vezes é o caso de “pedir uma pequena ajuda a partir de casa“.

Felizmente, no mercado existem produtos eficazes que aceleram o processo de emagrecimento e outros produtos que firmam o corpo. Para obter melhores resultados é recomendado seguir uma dieta, e adicionar um suplemento alimentar, e por quão pouco fazer actividade física com ferramentas simples em casa.

Contudo, em alguns casos, estes produtos revelaram-se eficazes mesmo sem uma dieta. É evidente que os resultados são sempre subjectivos.

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