Dieta personalizada: dicas para perder peso

Por Equipa de redacção em

Dieta personalizada: dicas para perder peso

Perder peso em alguns casos não é de todo fácil e pode levar muitos meses para ver desaparecer aqueles depósitos de gordura que causam uma sensação desconfortável quando se olha ao espelho. Por vezes, no entanto, não é necessário submeter-se a regras drásticas à mesa, porque algumas coisas simples são suficientes para seguir uma dieta emagrecedora e ao mesmo tempo equilibrada.

Na realidade, há muitos maus hábitos dos quais não se pode prescindir e muitas vezes nem sequer nos apercebemos de que fazem parte do nosso estilo de vida. Estes incluem ser sedentário, não fazer actividade física suficiente e comer comida de plástico ou porções excessivas de certos alimentos, tais como pastas.

Combinar em vez disso um estilo de vida saudável com uma dieta rica em alimentos nutritivos e saudáveis é certamente o primeiro passo para perder peso sem fazer quaisquer sacrifícios particulares, mas tudo deve basear-se na boa vontade.

As causas do excesso de peso podem ser de vários tipos, tais como o consumo frequente de gelados ou doces, porções excessivas de hidratos de carbono, consumo frequente de bebidas açucaradas ou álcool, aperitivos ou refeições desordenadas, tais como petiscos de fim de noite. Portanto, para perder peso, é necessário seguir algumas regras simples que podem ajudá-lo a perder peso e recuperar o seu peso ideal. Nos parágrafos seguintes, vamos encontrar alguns conselhos úteis para perder peso e seguir uma dieta personalizada e não excessivamente restritiva.

Dieta para perder peso: quais são as precauções necessárias?

A primeira coisa a fazer para empreender uma dieta emagrecedora e saudável é abolir completamente as bebidas alcoólicas, açucaradas e carbonatadas. Muitas vezes pode acontecer que o consumo excessivo destes produtos subestime a sua perigosidade para a saúde do organismo. Também é bom hidratar regularmente bebendo muita água natural (pelo menos dois litros por dia) e introduzir na sua dieta um consumo regular de chá e chás de ervas para promover uma acção diurética e depurativa.

LEIA MAIS  Como utilizar óleo de coco para perder peso em poucos movimentos

Cuidado então com o hábito de comer refeições de uma forma não regulamentada em diferentes alturas do dia. Comer ocasionalmente não é certamente benéfico para o metabolismo, mas é preferível escolher momentos específicos em que se pode comer um lanche e as refeições principais. No total, devem existir cinco refeições diárias: pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Abolir os junk foods é outra regra importante dentro de uma dieta de emagrecimento. Há alturas em que, especialmente nas festas, exageramos nos junk foods e tendemos a exagerar nos doces e frituras.

Uma dieta de emagrecimento “faça você mesmo” precisa simplesmente de purificar o seu corpo para permitir que o corpo se desintoxique de todos os alimentos pesados, tais como alimentos fritos, doces, alimentos embalados ou pré-cozinhados, etc. Para evitar renúncias severas, contudo, é possível introduzir estes alimentos não mais do que uma vez por semana, um dia em que se pode satisfazer com algumas pequenas iguarias para aguçar o apetite.

Exemplo de uma dieta personalizada para perder peso

Seguir uma dieta emagrecedora e saudável não significa fazer grandes sacrifícios, mas simplesmente reduzir alguns alimentos específicos, preferindo ingredientes frescos ricos em nutrientes.

Um erro muito comum é exagerar com as porções de hidratos de carbono e açúcares ou alimentos que contenham demasiadas calorias, por exemplo combinando o jantar com uma sobremesa ou um gelado que contenha grandes quantidades de gordura. Mesmo aquele prato extra de pasta faz a diferença, mas isto não significa ter de desistir da massa.

Para perder peso é portanto necessário comer alimentos saudáveis e equilibrados, alternando-os ao longo da semana. No entanto, uma dieta adequada nunca deve carecer de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

LEIA MAIS  Dieta pós natalícia: como funciona a perda de peso? Esquema e menu de amostras

Aqui está um exemplo de uma dieta personalizada para perder peso:

O pequeno-almoço de uma dieta de emagrecimento deve basear-se em iogurte, fruta fresca e grãos inteiros aos quais se podem associar panquecas ou ferrugem.

No meio da manhã e para um lanche é possível comer um pequeno lanche, preferindo alimentos capazes de contrastar e aliviar os ataques de fome e evitar encontrar-se com tal apetite nas principais refeições como fruta fresca (bananas, laranjas, tangerinas, maçãs, etc.) a que se pode adicionar fruta seca (amêndoas, nozes, avelãs, etc.).

As refeições principais, ou seja, almoço e jantar, incluem algumas pequenas precauções dentro de uma dieta emagrecedora e equilibrada: os hidratos de carbono devem ser consumidos em quantidades moderadas, prestando atenção às porções e é preferível escolher as integrais, tais como espelta, quinoa, cevada ou arroz basmati.

A massa deve também ser consumida em quantidades limitadas e de preferência trigo integral.

Os hidratos de carbono devem ser combinados com proteínas vegetais, ou seja, leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, etc.), soja ou hambúrgueres e ovos, que podem ser consumidos de uma a três vezes por semana, limitando as omeletas. Os legumes em porções generosas são um excelente acompanhamento de carnes magras como o frango (ver também a dieta do frango), vitela, bresaola e peixe magro (bacalhau, linguado, atum em salmoura), que são substitutos válidos para carnes gordas ou carnes frias.

Finalmente, os condimentos não devem ser abolidos desde que sejam leves e não em doses excessivas, por exemplo, é bom preferir tomates frescos e azeite virgem extra cru em vez de um molho pronto ou uma receita embalada ou pré-cozinhada. É portanto possível recuperar a forma seguindo estas pequenas regras que podem ajudá-lo a perder quilos em excesso dentro de algumas semanas.

LEIA MAIS  Será que a dieta ayurvédica funciona? Esquema e menu de amostras

Produtos recomendados para resultados rápidos e melhores

Todos sabemos que seguir uma dieta é difícil em si mesmo. Assim, por vezes é altura de “pedir uma pequena ajuda a partir de casa“.

Felizmente, no mercado existem produtos eficazes que aceleram o processo de emagrecimento e outros produtos que firmam o corpo. Para obter melhores resultados é recomendado seguir uma dieta, e adicionar um suplemento alimentar, e por quão pouco fazer actividade física com ferramentas simples em casa.

Contudo, em alguns casos, estes produtos revelaram-se eficazes mesmo sem uma dieta. É evidente que os resultados são sempre subjectivos.

Para obter melhores resultados é recomendado seguir uma dieta, e adicionar um suplemento alimentar, e por quão pouco fazer actividade física com ferramentas simples em casa.

Categorias: DIETA

0 comentários

Deixe uma resposta